Envios de Mensagem
Para enviar várias mensagens em um mesmo momento pode-se utilizar o envio via API ou o agendamento de envio.
Agendamento de Envios¶
Com o agendamento é possível realizar o envio de mensagens, em data e hora definidas pelo usuário, para os destinatários contidos em um arquivo anexado, o arquivo de envio de mensagens.
Para realizar o agendamento é necessário fazer o upload do arquivo de envio formatado de acordo com as regras de formatação de envio, para mais detalhes acesse arquivo de envio de mensagens.
O arquivo será validado de acordo com o template escolhido e assim serão exibidos os dias e horários disponíveis, ou seja, que ainda tenha saldo de envio para os dias e horas exibidos, seguindo os limites de envio de mensagens.
Para mais detalhes de como realizar o agendamento de envio assista ao vídeo abaixo:
Envio via API¶
O sistema do órgão público pode se integrar ao Notifica BR e assim utilizar os serviços disponíveis na API de Serviço Notifica BR.
Para integrações via API, será necessário consultar as chaves de acesso disponíveis na Área do Cliente.
Para mais detalhes acesse a documentação da API.
Visualização de Lotes Solicitados¶
As solicitações de envio realizadas tanto via API quanto através do agendamento de envios, podem ser visualizadas no menu 'Visualização de Lotes Solicitados'.
A visualização disponibiliza a lista das solicitações de envio com as seguintes informações: o canal, o nome do template, o nome do lote informado (disponível para envio via API), a data da solicitação, a data de processamento (ou exibe template não aprovado caso de impossibilidade de processamento), o status do processamento (pendente, processando, processado ou falha) e disponibiliza o download do arquivo de envio.
Para mais detalhes assista ao vídeo abaixo:
Envio Individual¶
Através do Envio Individual de Mensagens, é realizado o envio de uma única mensagem para um único destinatário. Para o envio individual, é necessário informar o CPF, escolher o template e imediatamente serão disponibilizados os campos correspondentes aos parâmetros do template escolhido, e os valores correspondentes aos parâmetros poderão ser informados diretamente.
Também serão disponibilizados campos telefone ou e-mail, exibidos de acordo com o canal de envio selecionado, SMS e WhatsApp, ou e-mail, respectivamente.
Caso o órgão esteja habilitado para uso dos dados gov.br, os campos telefone e e-mail serão opcionais para templates aprovados segundo o fluxo de autorização de templates. Para templates não aprovados, os campos telefone e e-mail, são de preenchimento obrigatório. O canal App gov.br, permite apenas envio de templates aprovados.
Depois de informados os dados da mensagem, é só confirmar e a mensagem será imediatamente enviada.
Para mais detalhes sobre o envio individual de mensagens assista ao vídeo abaixo:
Limites de envios de mensagens¶
Para cada canal de comunicação existe um limite de envio mensagem estabelecido para o intervalo de uma hora, de acordo com a tabela abaixo:
Canal | Nº de Envios/Hora |
---|---|
50.000 | |
SMS | 5.000 |
APP GOV.BR | 10.000 |
30.000 |