Fluxo de Autorização¶
Para a utilização dos dados do gov.br (e-mail e telefone) e a utilização do canal APP GOV.BR serão necessárias informações e passos extras, pertencentes exclusivamente a esse fluxo de autorização.
Órgão¶
O órgão precisa estar habilitado para utilização dos dados gov.br, esse cadastro é realizado pelo Administrador do Notifica após a contratação.
Quando o órgão está habilitado para uso dos dados gov.br, durante o preenchimento dos campos de cadastro para o serviço, será exibido o campo habilitar gov.br. Esse campo indica que os templates do serviço que está sendo cadastrado entrarão no fluxo de autorização.
Serviço¶
Ao selecionar o campo 'habilitar gov.br' na tela de cadastro de serviço, serão solicitadas informações adicionais, como bases legais, finalidades, categorias e público alvo que fundamentam a utilização dos dados pessoais e-mail e telefone e/ou o uso do canal de envio APP GOV.BR, conforme figura abaixo:
A qualquer momento é possível realizar alteração das informações cadastradas no serviço, inclusive habilitar e desabilitar o campo 'habilitar gov.br'. A alteração desse campo gera as modificações descritas abaixo:
Quando anteriormente desabilitada e passa a utilizar os dados gov.br, então todos os templates cadastrados no sistema terão o status modificado para 'RASCUNHO' e caso haja algum envio agendado previamente à alteração, será necessário realizar a solicitação e aprovação do template antes da data e hora agendada para o envio, caso contrário, o envio não será realizado.
Quando anteriormente habilitada e a opção 'habilitar gov.br' é alterada para desabilitada, então todos os templates cadastrados terão seus status alterados para 'APROVADO' e caso exista solicitação de autorização de template 'EM ANÁLISE' ou 'PENDENTE', então a solicitação de autorização de template será cancelada.
Template¶
Depois de ter o serviço cadastrado, os templates poderão ser cadastrados. Quando cadastrados, os templates recebem o status 'RASCUNHO' e permanecem nesse estado, podendo ser alterados, até que seja solicitada a autorização de template. O momento em que será solicitada a autorização do template fica a cargo do usuário do órgão (administrador de órgão ou administrador de serviço).
A funcionalidade 'Solicitar Autorização' será disponibilizada apenas para templates no status 'RASCUNHO', sendo o quarto botão de ação disponível na listagem de templates. Para os demais status, o botão permanece desabilitado. Conforme figura abaixo:
A partir do momento em que se solicita autorização, então o template passa ao status 'PENDENTE' e permanece nesse estado até que o responsável inicie sua análise. Quando é iniciada a análise do template, então o status passa a ser 'EM ANÁLISE', e nesse estado não é permitida realização de alterações.
Ao término da avaliação, o template estará 'AUTORIZADO' ou 'REJEITADO'. Caso haja uma nova edição em um template com a avaliação já concluída, então o status passa a 'RASCUNHO' novamente e será necessário realizar uma nova solicitação de autorização.
Caso o template seja 'REJEITADO' é possível verificar o motivo para a não aprovação através da funcionalidade Detalhar Template, disponibilizada através do primeiro botão de ação na listagem de templates.
Autorização de Templates¶
Os templates que foram submetidos a avaliação para aprovação são disponibilizados aos usuários com perfil Autorizador. Os autorizadores são os responsáveis por analisar, aprovar ou rejeitar os templates. Acessando-se o menu Solicitação de Autorização de Templates, é possível pesquisar os templates por órgão, serviço, canal de envio e status do template. Na listagem dos templates disponibiliza-se as opções de visualizar e analisar, conforme figura abaixo:
Envios de Mensagens¶
Agendamentos de envios de mensagens, envios via API e envios para o canal APP GOV.BR, são permitidos apenas para templates aprovados. Templates 'REJEITADOS' não permitem agendamento ou envio via API.
Envio Individual de Mensagem¶
É permitido realizar o envio individual de uma mensagem com template não aprovado preenchendo-se os dados e-mail ou telefone para os canais E-mail ou SMS, respectivamente. Contudo, não é permitido o envio individual para o canal APP GOV.BR para templates não aprovados. Para templates aprovados, o envio para todos os canais é autorizado.