Acompanhamento do Processamento por Canal
Este documento descreve como utilizar o painel de Acompanhamento do Processamento por Canal no Notifica BR para monitorar o status das mensagens enviadas.
Visão Geral¶
O painel em tempo real do Notifica BR permite que você acompanhe o status do envio das mensagens. Ele exibe o número de mensagens para cada um dos seguintes status:
- Enviada ao Provedor: A mensagem foi enviada para o provedor do canal (ex: operadora de SMS, servidor de e-mail).
 - Entregue no Aparelho: O provedor confirmou a entrega da mensagem no dispositivo do destinatário (disponível para SMS e WhatsApp).
 - Visualizada: O destinatário visualizou a mensagem (disponível para e-mail e WhatsApp).
 - Em Processamento: A mensagem está na fila para ser enviada ao provedor.
 - Não Entregue no Aparelho: O provedor informou que a mensagem não foi entregue no dispositivo do destinatário (disponível para SMS e WhatsApp).
 - Expirada: (Disponível apenas para SMS) Indica que já se passaram mais de 24 horas desde que o provedor do canal informou que a mensagem foi "Enviada para a operadora".
 - Não Enviada ao Provedor: A mensagem não pôde ser enviada ao provedor.
 
Acessando o Painel¶
Para acessar o painel de Acompanhamento do Processamento por Template, siga os passos abaixo:
- No menu principal, selecione a opção Acompanhamento do Processamento.
 - No submenu, clique em Acompanhamento do Processamento por Canal.
 
Você será direcionado para a tela de preenchimento dos filtros para gerar o painel.
Preenchendo os Filtros¶
A tela de filtros permite que você defina os critérios para gerar o painel de acompanhamento. A imagem abaixo ilustra a tela de filtros:
    Os seguintes campos estão disponíveis:
- 
Gerar relatório para todos os serviços: Caso seja selecionado, o painel de processamento irá exibir os envios de todos os serviços, caso contrário, serão exibidos apenas os envios do serviço selecionado indicado no label 'Serviço Selecionado'
 - 
Data/Hora Inicial: (Obrigatório) Defina a data e hora de início do período para o qual você deseja visualizar as mensagens.
 - 
Data/Hora Final:(Obrigatório) Defina a data e hora final do período para o qual você deseja visualizar as mensagens.
 - 
Gerar: Gera o Painel de Acompanhamento de Processamento utilizando os filtros informados.
 
Após selecionar a opção "Gerar", será exibida a tela com o Acompanhamento do Processamento Por Canal.
A tela exibe um gráfico com os totais para cada status de envio e o detalhamento por abas. Uma aba com os totais enviados para todos os canais utilizados e um detalhamento por canal utilizado.
É importante observar que alguns status de envios estão disponíveis apenas para alguns canais de envios e poderá ser visualizado na respectiva aba do canal de envio.
Segue imagem ilustrando a exibição dos envios totais:
    Para mais detalhes assista ao vídeo abaixo: