Resultado do Processamento por Canal
O painel em tempo real do Notifica BR permite que você acompanhe o status do envio das mensagens, sendo exibido o número de mensagens em processamento, enviadas, entregues, visualizadas e falhas de envio.
Ao selecionar a opção de menu Resultado do Processamento e o submenu Resultado do Processamento por Canal, você terá acesso à tela para preenchimento para gerar o painel de acompanhamento do resultado do processamento de envio das mensagens, conforme imagem abaixo:

São disponibilizados os seguintes campos:
-
Gerar relatório para todos os serviços: Caso seja selecionado, o painel de processamento irá exibir os envios de todos os serviços, caso contrário, serão exibidos apenas os envios do serviço selecionado indicado no label 'Serviço Selecionado'
-
Data/Hora Inicial: É de preenchimento obrigatório. Representa a data e a hora a partir da qual os envios de mensagens foram realizados e deverão exibidos no painel.
-
Data/Hora Final: É de preenchimento obrigatório. Representa a data e a hora limite em que os envios foram realizados e serão exibidos no painel.
-
Gerar: Gera o Painel de Resultado de Processamento utilizando os filtros informados.
Após selecionar a opção "Gerar", será exibida a tela com o Resultado do Processamento Por Canal.
A tela exibe um gráfico com os totais para cada status de envio e o detalhamento por abas. Uma aba com os totais enviados para todos os canais utilizados e um detalhamento por canal utilizado.
É importante observar que alguns status de envios estão disponíveis apenas para alguns canais de envios e poderá ser visualizado na respectiva aba do canal de envio.
Segue imagem ilustrando a exibição dos envios totais:

Utilizando a mesma imagem, identificamos os valores exibidos com números para a melhor explicação:

Dos itens identificados temos:
-
1: Número de mensagens enviadas com status 'falha', ou seja, a mensagem pode ter sido enviada pelo Notifica BR mas não ter chegado ao destinatário, ou pode ter ocorrido falha técnica no envio.
-
2: Percentual total de mensagens que estão no status 'enviada', 'entregue' e 'visualizada'.
-
3: Número de mensagens com status 'visualizada'. Esse status é utilizado para os canais e-mail e WhatsApp, e indica que o usuário abriu o email ou a conversa de WhatsApp.
-
4: Número de mensagens com status 'entregue'. Status é utilizado para os canais SMS e WhatsApp, e representa que houve confirmação que a mensagem foi entregue ao destinatário, ou seja, ficou disponível para visualização.
-
5: Número de mensagens com status 'enviada'. Status é utilizado para todos os canais, e-mail, SMS, APP GOV.BR e WhatsApp, indica que houve o envio do Notifica BR para o provedor do canal responsável pelo envio.
-
6: Ícone para download do Relatório de Envio de Mensagem. Nele, cada mensagem enviada poderá ser visualizada em mais detalhes.
-
7: Total representa o total de mensagens somados os status 'enviada', 'em processamento', 'entregue', 'visualizada' e 'falha'.
-
8: Número de mensagens com status 'em processamento'. Status é utilizado para todos os canais, e-mail, SMS, APP GOV.BR e WhatsApp, indica que a mensagem está na fila de envio no Notifica BR e que ainda será transmitida para o provedor do canal responsável pelo envio.
Conforme mencionado anteriormente, para cada canal tem-se uma aba para visualização apenas dos envios de mensagens realizados para aquele canal, assim como os status utilizados para cada canal.




Para mais detalhes assista ao vídeo abaixo: