Resultado do Processamento por Template
O painel em tempo real do Notifica BR permite que você acompanhe o status do envio das mensagens, sendo exibido o número de mensagens em processamento, enviadas, entregues, visualizadas e falhas de envio.
Ao selecionar a opção de menu Resultado do Processamento e o submenu Resultado do Processamento por Template, você terá acesso à tela para preenchimento para gerar o painel de acompanhamento do resultado do processamento de envio das mensagens, conforme imagem abaixo:

São disponibilizados os seguintes campos:
-
Template: Campo de seleção obrigatória. O usuário deverá selecionar o template para o qual será gerado o Resultado do Processamento de Envios. Serão disponibilizados os templates do serviço selecionado indicado no label 'Serviço Selecionado'.
-
Data/Hora Inicial: É de preenchimento obrigatório. Representa a data e a hora a partir da qual os envios de mensagens foram realizados e deverão exibidos no painel.
-
Data/Hora Final: É de preenchimento obrigatório. Representa a data e a hora limite em que os envios foram realizados e serão exibidos no painel.
-
Gerar: Gera o Painel de Resultado de Processamento utilizando os filtros informados.
Após selecionar a opção "Gerar", será exibida a tela com o Resultado do Processamento Por Template.
É importante observar que alguns status de envios estão disponíveis apenas para alguns canais de envios, assim, para o template selecionado, o gráfico e o painel exibirão apenas os status de envio utilizados para o canal de envio utilizado pelo template.
Utilizando a imagem de um envio de mensagens de e-mail, identificamos os valores exibidos com números para a melhor explicação:

Dos itens identificados temos:
-
1: Número de mensagens enviadas com status 'falha', ou seja, a mensagem pode ter sido enviada pelo Notifica BR mas não ter chegado ao destinatário, ou pode ter ocorrido falha técnica no envio.
-
2: Número de mensagens com status 'visualizada'. Esse status é utilizado para os canais e-mail e WhatsApp, indica que o usuário abriu o email ou a conversa de WhatsApp.
-
3: Percentual total de mensagens que estão no status 'enviada' e 'visualizada'.
-
4: Número de mensagens com status 'enviada'. Status é utilizado para todos os canais, e-mail, SMS, APP GOV.BR e WhatsApp, indica que houve o envio do Notifica BR para o provedor do canal responsável pelo envio.
-
5: Total representa o total de mensagens somados os status 'enviada', 'em processamento', 'entregue', 'visualizada' e 'falha'.
-
6: ícone para download do Relatório de Envio de Mensagem, nele, cada mensagem enviada poderá ser visualizada em mais detalhes.
-
7: Mesmo valor indicado no item 4. Número de mensagens com status 'enviada'. Status é utilizado para todos os canais, e-mail, SMS, APP GOV.BR e WhatsApp, indica que houve o envio do Notifica BR para o provedor do canal responsável pelo envio.
-
8: Número de mensagens com status 'em processamento'. Status é utilizado para todos os canais, e-mail, SMS, APP GOV.BR e WhatsApp, indica que a mensagem está na fila de envio no Notifica BR e que ainda será transmitida para o provedor do canal responsável pelo envio.
-
9: Mesmo que o item 1. Número de mensagens enviadas com status 'falha', ou seja, a mensagem pode ter sido enviada pelo Notifica BR mas não ter chegado ao destinatário, ou pode ter ocorrido falha técnica no envio.
-
10: Mesmo que o item 2. Número de mensagens com status 'visualizada'. Esse status é utilizado para os canais e-mail e WhatsApp, indica que o usuário abriu o email ou a conversa de WhatsApp.
Conforme mencionado anteriormente, os status relativos ao envio da mensagem podem mudar de acordo com o canal. Segue o exemplo de envio de mensagens SMS, que utiliza o status 'entregue', status esse que não está disponível para o envio por e-mail, por exemplo. Para melhor compreensão, identificamos os valores exibidos com números:

Dos itens identificados temos:
-
1: Percentual total de mensagens que estão no status 'enviada' e 'entregue'.
-
2: Número de mensagens com status 'entregue'. Status é utilizado para os canais SMS e WhatsApp, representa que houve confirmação que a mensagem foi entregue ao destinatário.
-
3: Total representa o total de mensagens somados os status 'enviada', 'em processamento', 'entregue' e 'falha'.
-
4: Ícone para download do Relatório de Envio de Mensagem. Nele, cada mensagem enviada poderá ser visualizada em mais detalhes.
-
5: Número de mensagens com status 'enviada'. Status é utilizado para todos os canais, e-mail, SMS, APP GOV.BR e WhatsApp, indica que houve o envio do Notifica BR para o provedor do canal responsável pelo envio.
-
6: Número de mensagens com status 'em processamento'. Status é utilizado para todos os canais, e-mail, SMS, APP GOV.BR e WhatsApp, indica que a mensagem está na fila de envio no Notifica BR e que ainda será transmitida para o provedor do canal responsável pelo envio.
-
7: Número de mensagens enviadas com status 'falha', ou seja, a mensagem pode ter sido enviada pelo Notifica BR mas não ter chegado ao destinatário, ou pode ter ocorrido falha técnica no envio.
-
8: Mesmo que o item 2. Número de mensagens com status 'entregue'. Status é utilizado para os canais SMS e WhatsApp, representa que houve confirmação que a mensagem foi entregue ao destinatário.
Com os exemplos de templates de e-mail e SMS, já foram exibidos todos os status de envio utilizados pelo sistema. Os templates para envio de notificação para o App gov.br e para mensagens WhatsApp seguem os mesmos conceitos já apresentados.


Para mais detalhes assista ao vídeo abaixo: