Ir para o conteúdo

Acompanhamento do Processamento por Template no Notifica BR

Este documento descreve como utilizar o painel de Acompanhamento do Processamento por Template no Notifica BR para monitorar o status das mensagens enviadas.

Visão Geral

O painel em tempo real do Notifica BR permite que você acompanhe o status do envio das mensagens. Ele exibe o número de mensagens para cada um dos seguintes status:

  • Enviada ao Provedor: A mensagem foi enviada para o provedor do canal (ex: operadora de SMS, servidor de e-mail).
  • Entregue no Aparelho: O provedor confirmou a entrega da mensagem no dispositivo do destinatário (disponível para SMS e WhatsApp).
  • Visualizada: O destinatário visualizou a mensagem (disponível para e-mail e WhatsApp).
  • Em Processamento: A mensagem está na fila para ser enviada ao provedor.
  • Não Entregue no Aparelho: O provedor informou que a mensagem não foi entregue no dispositivo do destinatário (disponível para SMS e WhatsApp).
  • Não Enviada ao Provedor: A mensagem não pôde ser enviada ao provedor.

Acessando o Painel

Para acessar o painel de Acompanhamento do Processamento por Template, siga os passos abaixo:

  1. No menu principal, selecione a opção Acompanhamento do Processamento.
  2. No submenu, clique em Acompanhamento do Processamento por Template.

Você será direcionado para a tela de preenchimento dos filtros para gerar o painel.

Preenchendo os Filtros

A tela de filtros permite que você defina os critérios para gerar o painel de acompanhamento. A imagem abaixo ilustra a tela de filtros:

Filtros para Gerar Acompanhamento do Processamento
Filtros para Gerar Acompanhamento do Processamento por Template

Os seguintes campos estão disponíveis:

  • Template: (Obrigatório) Selecione o template para o qual você deseja gerar o acompanhamento. A lista exibirá os templates do serviço selecionado, conforme indicado no label 'Serviço Selecionado'.

  • Data/Hora Inicial: (Obrigatório) Defina a data e hora de início do período para o qual você deseja visualizar as mensagens.

  • Data/Hora Final:(Obrigatório) Defina a data e hora final do período para o qual você deseja visualizar as mensagens.

  • Gerar: Gera o Painel de Acompanhamento de Processamento utilizando os filtros informados.

Após selecionar a opção "Gerar", será exibida a tela com o Acompanhamento do Processamento Por Template.

É importante observar que alguns status de envios estão disponíveis apenas para alguns canais de envios, assim, para o template selecionado, o gráfico e o painel exibirão apenas os status de envio utilizados para o canal de envio utilizado pelo template.

Segue exemplo de um resultado de um envio de mensagens de e-mail:

Acompanhamento do Processamento por Template de E-mail
Detalhar Acompanhamento do Processamento por Template de E-mail

Conforme mencionado anteriormente, os status relativos ao envio da mensagem podem mudar de acordo com o canal. Segue o exemplo de envio de mensagens SMS, que utiliza o status 'Entregue no Aparelho', status esse que não está disponível para o envio por e-mail, por exemplo. Para melhor compreensão, segue exemplo de um Resultado de Processamento de SMS:

Acompanhamento do Processamento por Template de SMS
Detalhar Acompanhamento do Processamento por Template de SMS

Para mais detalhes assista ao vídeo abaixo: