Pesquisar Quantitativo de Envios por Período¶
Esta página permite que você pesquise a quantidade de envios realizados por um órgão específico em um determinado período.
Campos de Pesquisa¶
A página apresenta os seguintes campos para realizar a pesquisa:
-
Órgão:
- Este campo é um menu suspenso (dropdown) onde você deve selecionar o órgão para o qual deseja visualizar os quantitativos de envios.
- Ao clicar no campo, será exibida uma lista de órgãos disponíveis para seleção.
- Seu nome ou sigla será mostrado. Ex:
nome
ousigla - nome
- Obrigatório: Este campo é de preenchimento obrigatório.
- Mensagem de Erro: Se você tentar realizar a pesquisa sem selecionar um órgão, será exibida a mensagem "Órgão obrigatório.".
-
Data/Hora Inicial:
- Este campo permite definir a data e hora de início do período de pesquisa.
- Ao clicar no campo, um calendário e um seletor de horário serão exibidos.
- Obrigatório: Este campo é de preenchimento obrigatório.
- Formato: O formato da data e hora deve ser válido.
- Mensagem de Erro:
- Se você tentar realizar a pesquisa sem preencher este campo, será exibida a mensagem "Data/Hora inicial obrigatória.".
- Se você preencher com uma data/hora inválida, será exibida a mensagem "Data/Hora inválida.".
- Padrão: Por padrão, este campo virá preenchido com a data inicial de um mês antes da data atual e às 00:00h.
-
Data/Hora Final:
- Este campo permite definir a data e hora de término do período de pesquisa.
- Ao clicar no campo, um calendário e um seletor de horário serão exibidos.
- Obrigatório: Este campo é de preenchimento obrigatório.
- Formato: O formato da data e hora deve ser válido.
- Validação: A data/hora final deve ser posterior à data/hora inicial.
- Mensagens de Erro:
- Se você tentar realizar a pesquisa sem preencher este campo, será exibida a mensagem "Data/Hora final obrigatória.".
- Se você preencher com uma data/hora inválida, será exibida a mensagem "Data/Hora inválida.".
- Se você preencher com uma data/hora anterior ou igual à data/hora inicial, será exibida a mensagem "Data/Hora final deve ser maior que a inicial.".
- Padrão: Por padrão, este campo virá preenchido com a data atual às 23:59h.
Botões¶
A página possui os seguintes botões:
-
Limpar:
- Este botão limpa todos os campos de pesquisa.
- Ao clicar, os campos "Órgão," "Data/Hora Inicial" e "Data/Hora Final" serão limpos e voltarão aos valores padrão.
- Todas as mensagens de erro também serão removidas.
-
Gerar:
- Este botão inicia a pesquisa com base nos critérios definidos nos campos.
- Após o click no botão, o usuário será redirecionado para o Detalhar Quantitativo de Envios por Período, com o resultado da pesquisa .
Como Pesquisar¶
- Selecione o Órgão desejado na lista suspensa.
- Ajuste a Data/Hora Inicial, se necessário.
- Ajuste a Data/Hora Final, se necessário.
- Clique no botão Gerar.
Nota: Certifique-se de preencher todos os campos obrigatórios e de que as datas/horas estejam em um formato válido.
Detalhar Quantitativo de Envios por Período¶
Esta página exibe os resultados detalhados da pesquisa de quantitativo de envios realizada através da página "Pesquisar Quantitativo de Envios por Período". Aqui, você pode visualizar os dados consolidados de mensagens e envios para um órgão específico em um período selecionado.
Dados Exibidos¶
A página apresenta as seguintes informações, organizadas em tabelas:
Totais de Envios do Órgão¶
Esta tabela exibe o quantitativo total de envios realizados para o órgão selecionado, dentro do período especificado na pesquisa. As informações são divididas por canal de envio e quota.
- Total: Quantidade total de mensagens processadas pelo órgão no período na quota indicada.
- APP GOV.BR: Quantidade de mensagens enviadas através do aplicativo GOV.BR.
- SMS: Quantidade de mensagens enviadas através de SMS.
- E-mail: Quantidade de mensagens enviadas por e-mail.
- WhatsApp: Quantidade de mensagens enviadas pelo WhatsApp.
Entendendo os Status das Mensagens:
As mensagens são contabilizadas nos seguintes status:
* Enviada: Quando a mensagem foi enviada para o canal de destino.
* Entregue: Quando a mensagem foi entregue ao usuário.
* Visualizada: Quando o usuário visualizou a mensagem.
* Falha: Será contabilizada apenas a Falha "Dispositivo_não_vinculado" para o canal app gov.br.
Observação importante
A contabilização de mensagens considera somente as mensagens que tenham sido Enviadas, Entregues ou Visualizadas. Mensagens com outros status, como Processada ou Falha (Exceto dispositivo não vinculado para o app gov.br) não são consideradas nos totais.
Diferença entre Mensagens e Envios
Mensagens e envios são conceitos diferentes.
Mensagem é uma requisição feita ao Notifica BR de entrega do conteúdo de um template para um destinatário.
Envio é a ação de transmitir a mensagem para o canal de entrega, realizada pelo Notifica BR.
O número de envios pode ser maior que o número de mensagens, pois há dois casos particulares que aumentam o número de envios:
1. Uma mensagem de SMS pode ser contabilizada como até quatro envios, conforme tabela de quantidade de caracteres.
2. Mensagens disparadas para usuários sem o APP GOV.BR instalado ou vinculado são contabilizadas como envios.