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Status da Mensagem

O Notifica BR utiliza os seguintes status para representar o ciclo de vida de uma mensagem:

Em Processamento: A mensagem está na fila do Notifica BR, aguardando para ser enviada ao provedor do canal de comunicação.

Enviada ao Provedor: O Notifica BR enviou a mensagem ao provedor do canal (operadora de SMS, servidor de e-mail, gateway de WhatsApp, etc.). Isso não garante que a mensagem foi entregue ao destinatário final, apenas que o provedor a recebeu.

Entregue no Aparelho: (Disponível apenas para SMS e WhatsApp) O provedor do canal confirmou que a mensagem foi entregue ao dispositivo do destinatário. Para SMS, significa que a mensagem chegou ao aparelho. Para WhatsApp, indica que a mensagem foi entregue ao aplicativo do destinatário.

Visualizada: (Disponível apenas para e-mail e WhatsApp) Confirma que o destinatário visualizou a mensagem. Para e-mail, indica que o e-mail foi aberto. Para WhatsApp, significa que o destinatário abriu a conversa. Este status normalmente inclui a data e hora da visualização. Note que "visualizada" não significa necessariamente "lida" ou "compreendida".

Não Enviada ao Provedor: A mensagem não pôde ser enviada ao provedor do canal. O "Detalhamento do Status" fornecerá o motivo específico do não envio.

Não Entregue no Aparelho: (Disponível apenas para SMS e WhatsApp) Foi enviada ao provedor do canal, e o provedor retornou que não conseguiu realizar a entrega da mensagem ao aparelho do destinatário, inclusive por motivo do aparelho não estar disponível para entrega.

Expirada: (Disponível apenas para SMS) Indica que já se passaram mais de 24 horas desde que o provedor do canal informou que a mensagem foi "Enviada para a operadora".

É importante entender a diferença entre os status, principalmente entre Enviada ao Provedor e Entregue no Aparelho. Enviada ao Provedor indica que o Notifica BR fez sua parte, enquanto Entregue no Aparelho depende da confirmação do provedor do canal. Visualizada oferece um nível adicional de confirmação, mas lembre-se de que a visualização não garante a leitura ou compreensão da mensagem.

Detalhamento do Status

Os status de envio podem possuir um detalhamento, conforme a tabela abaixo. Na tabela, A coluna canal indica o canal de envio que pode possuir aquele detalhamento de status, uma vez que o detalhe do status que é oferecido depende do provedor do canal.

  • NÃO ENVIADA AO PROVEDOR
Canal Detalhamento do Status Descrição
TODOS FALHA_TÉCNICA_AO_REALIZAR_O_ENVIO Por motivos técnicos não foi possível realizar o envio
TODOS MUDANÇA_PARÂMETROS_TEMPLATE Os parâmetros do template foram modificados no cadastro do template
TODOS SERVIÇO_NÃO_LOCALIZADO Serviço não localizado
TODOS SERVIÇO_NÃO_HABILITADO_PARA_ENVIO_CANAL Serviço não habilitado para envio pelo canal
TODOS ÓRGÃO_NÃO_LOCALIZADO Órgão não localizado
TODOS ÓRGÃO_NÃO_HABILITADO Órgão não habilitado para utilizar dados gov.br
TODOS ÓRGÃO_SEM_CONTRATO Contrato não encontrado para o órgão
TODOS QUOTA_DE_ENVIO_PELO_CANAL_EXCEDIDA Quota de envio pelo canal excedida
TODOS ARQUIVO_NÃO_ENCONTRADO Arquivo não encontrado no sistema de arquivos
TODOS ARQUIVO_SEM_CONTATO Arquivo sem informações de contato para envio de mensagem
TODOS FALHA_VALIDAÇÃO_CONTRATO Falha durante a validação do contrato
TODOS STATUS_LOTE_INVÁLIDO O status do lote não permite a realização da operação
TODOS STATUS_AGENDAMENTO_INVÁLIDO O status do agendamento não permite a realização da operação
TODOS STATUS_TEMPLATE_INVÁLIDO O status do template não permite a realização da operação
TODOS TEMPLATE_NÃO_APROVADO Template não aprovado
TODOS TEMPLATE_NÃO_LOCALIZADO Template não localizado
WhatsApp TEMPLATE_NÃO_LOCALIZADO_WHATSAPP Template não localizado na plataforma WhatsApp Business
E-mail* EMAIL_NÃO_LOCALIZADO E-mail não localizado
SMS ARQUIVO_TAMANHO_MSG_CANAL_SMS_EXCEDIDA Arquivo possui mensagem que excede o limite de caracteres
TODOS* CPF_NÃO_LOCALIZADO Não foi possível localizar uma conta gov.br para o CPF informado
SMS CANCELADO O sistema Avisa BR/Notifica BR realiza o envio ao provedor e recebe retorno que o envio cancelado pelo provedor devido às regras internas do próprio provedor
WhatsApp* e SMS* TELEFONE_NÃO_LOCALIZADO Não foi encontrado um Telefone no gov.br para o CPF informado
APP GOV.BR TÍTULO_EXCEDEU_LIMITE_CARACTERES O título da mensagem excedeu o limite de caracteres. (valor maior que 150 caracteres)
SMS MENSAGEM_EXCEDEU_LIMITE_CARACTERES O conteúdo da mensagem excedeu o limite de caracteres. (valor maior que 512 caracteres)
* Envios utilizando dados do gov.br
  • NÃO ENTREGUE NO APARELHO
Canal Detalhamento do Status Descrição
SMS NAO_ENTREGUE_NO_APARELHO Foi enviada ao provedor e o provedor retornou que não conseguiu realizar a entrega da mensagem ao aparelho do destinatário, inclusive por motivo do aparelho não estar disponível para entrega
SMS SALDO_INSUFICIENTE O contratante do provedor não possui saldo para envio da mensagem
SMS NUMERO_INVALIDO ou INVALIDO Número inválido
SMS BLACKLIST O sistema Avisa BR/Notifica BR realiza o envio ao provedor e recebe retorno que o número está na lista de bloqueio
APP GOV.BR CPF_DISPOSITIVO_NÃO_VINCULADO O CPF não está vinculado a um dispositivo que possua o APP GOV.BR
APP GOV.BR MENSAGEM_DUPLICADA Já existe uma mensagem com esse remetente, título, conteúdo e CPF
  • ENVIADA AO PROVEDOR
Canal Detalhamento do Status Descrição
SMS ENVIADA_PARA_OPERADORA Foi enviada ao provedor e o provedor retornou que entregou a mensagem à operadora de telefonia. Este detalhamento é temporário, pois o provedor deve retornar posteriormente com o status de entrega ou não entrega ao aparelho do destinatário. Caso não haja retorno posterior do provedor no prazo de 24 h, a mensagem vai para o status Expirada.
  • EXPIRADA
Canal Detalhamento do Status Descrição
SMS ENVIADA_PARA_OPERADORA Foi enviada ao provedor e o provedor retornou que entregou a mensagem à operadora de telefonia. Porém, não houve retorno posterior do provedor no prazo de 24 h.

Fluxo de Mudança de Status

O fluxo de possíveis status de mensagens é representado na imagem abaixo:

Status de mensagens

As possíveis mudanças de status dependem do canal de envio da mensagem. Cada canal possui um fluxo específico de mudança de status, conforme detalhado nas seções a seguir.

Detalhando o fluxo geral

  1. A mensagem inicialmente está Em Processamento. Ela aguarda na fila do sistema para ser enviada ao provedor do canal de comunicação.
  2. Após a tentativa de envio da mensagem ao provedor, a mensagem pode ter os status:
    2.1. Enviada ao Provedor caso o sistema envie com sucesso a mensagem para o provedor do canal;
    2.2. Não Enviada ao Provedor, caso não seja possível enviar a mensagem para o provedor do canal.
  3. Se a mensagem está Enviada ao Provedor, ela pode:
    3.1 Se manter no status Enviada ao Provedor, caso o provedor do canal não forneça informações sobre o status da entrega;
    3.2 Mudar de status para Entregue no Aparelho, caso o provedor do canal confirme que a mensagem foi entregue ao dispositivo do destinatário;
    3.3 Mudar de status para Não Entregue no Aparelho, caso o provedor do canal confirme que a mensagem não foi entregue ao dispositivo do destinatário.
    3.4 Mudar de status para Visualizada, caso o provedor do canal confirme que a mensagem foi visualizada pelo destinatário.
    3.5 Mudar de status para Expirada, caso o Notifica BR identifique que se passaram mais de 24 h do retorno do provedor do canal SMS informando Enviada para operadora.
  4. Se a mensagem está Entregue no Aparelho, ela pode mudar de status para Visualizada, caso o provedor do canal confirme que a mensagem foi visualizada pelo destinatário.

É importante entender que os status variam conforme o canal, e cada canal pode ter suas próprias regras e fluxos de mudança de status. A seguir, detalharemos os fluxos específicos para cada canal de envio.

Fluxo de Mudança de Status por Canal de Envio

Para este canal, a mensagem pode ter os status Em Processamento, Enviada ao Provedor, Não Enviada ao Provedor e Visualizada.

O fluxo de mudança de status é o que está representado na figura a seguir:

Status de mensagens no canal E-mail

O provedor do canal não ofereçe detalhes sobre a entrega da mensagem, portanto, não é possível ter, para o canal E-mail, os status Entregue no Aparelho e Não Entregue no Aparelho.

Para este canal, a mensagem pode ter os status Em Processamento, Enviada ao Provedor, Não Enviada ao Provedor e Não Entregue no Aparelho.

O fluxo de mudança de status é o que está representado na figura a seguir:

Status de mensagens no canal App GOV.BR

O provedor do canal não ofereçe detalhes sobre a entrega ou visualização da mensagem, portanto, não é possível ter, para o canal APP GOV.BR, os status Entregue no Aparelho e Visualizada.

Para este canal, a mensagem pode ter os status Em Processamento, Enviada ao Provedor, Entregue no Aparelho, Não Enviada ao Provedor e Não Entregue no Aparelho.

O fluxo de mudança de status é o que está representado na figura a seguir:

Status de mensagens no canal SMS

O provedor do canal não ofereçe detalhes sobre a visualização da mensagem, portanto, não é possível ter, para o canal SMS, o status Visualizada.

Para este canal, a mensagem pode ter todos os status possíveis Em Processamento, Enviada ao Provedor, Entregue no Aparelho, Visualizada, Não Enviada ao Provedor e Não Entregue no Aparelho.

O fluxo de mudança de status é o que está representado na figura a seguir:

Status de mensagens no canal WhatsApp