Ir para o conteúdo

Relatório Detalhado de Envio de Mensagem

O Notifica BR permite que o usuário acesse o registro de todas as mensagens enviadas pelo sistema. Os relatórios são gerados em formato CSV (valores separados por vírgula), permitindo a utilização em qualquer ferramenta de análise e visualização de dados ou planilhas disponível no mercado. O Relatório Detalhado de Envios de mensagens é gerado através do ícone de download disponível na exibição do Resultado de Processamento por Canal e no Resultado de Processamento por Template, conforme a imagem:

Ícone para download do Relatório Detalhado de Envio de Mensagem
Ícone para download do Relatório Detalhado de Envio de Mensagem

Relatórios com tamanho até mil linhas serão baixados automaticamente e serão disponibilizados para consulta posterior no submenu Relatórios Gerados.

Download imediato do Relatório Detalhado de Envio de Mensagem
Download imediato do Relatório Detalhado de Envio de Mensagem

Relatórios que contenham mais de mil linhas iniciam o processamento no momento em que são solicitados e são disponibilizados para download após o término do processamento. Nesse caso, não são baixados automaticamente.

Relatório para processamento e posterior disponibilização
Relatório para processamento e posterior disponibilização

Todos os relatórios solicitados ficam disponíveis para download até três dias após sua geração e podem ser acessados através do menu Relatório e submenu Relatórios Gerados.

Relatórios gerados e disponibilizados no submenu Relatórios Gerados
Relatórios disponibilizados no submenu Relatórios Gerados

O Relatório Detalhado de Envio de Mensagens exibe os filtros selecionados, como, por exemplo, template, período, canal de envio selecionado, e dados detalhados de cada mensagem enviada:

Relatório Detalhado de Envio de Mensagem
Relatório Detalhado de Envio Mensagem
  • Serviço: Serviço em que foi realizado o envio.
  • Canal de Envio: O canal de envio utilizado, podendo ser EMAIL, APP_MEU_GOV, SMS ou WHATSAPP
  • Template: O template utilizado no envio da mensagem.
  • CPF: O número do CPF do destinatário.
  • Data/Hora de Envio: Data e hora em que o Notifica BR envia a mensagem para o canal responsável pelo efetivo envio. Por exemplo, o Notifica envia o SMS para o Broker de SMS responsável pelo envio.
  • Status: O status de envio da mensagem. O Notifica possui os seguintes status para as mensagens enviadas: Em Processamento, Enviada, Entregue, Visualizada e Falha.
  • Id da mensagem: Identificador da mensagem
  • Data/Hora de Visualizacao: Data e hora em que a mensagem foi aberta, disponível para WhatsApp configurados com indicador de visualização e e-mail.
  • Número de Envios: O número de envios que foram realizados para a entrega da mensagem. No caso SMS, uma mensagem pode gerar até 4 envios. Para os demais canais, uma mensagem corresponde a um envio.
  • Detalhamento do Status: Apresenta informações complementares sobre o status da mensagem, fornecendo contexto e motivos específicos para o status atual.

Detalhamento do Status

Detalhamento do Status Descrição Canal
NAO_ENTREGUE_NO_APARELHO Foi enviada ao provedor do canal mas não houve confirmação do provedor SMS
CPF_NÃO_LOCALIZADO CPF não localizado. (Código de erro: ACCOUNTID_MUSTEXISTS) Todos
EMAIL_NÃO_LOCALIZADO E-mail não encontrado para o CPF. E-mail
TELEFONE_NÃO_LOCALIZADO Telefone não encontrado para o CPF. SMS, WhatsApp
CPF_DISPOSITIVO_NÃO_VINCULADO O CPF não está vinculado a um dispositivo que possua o APP GOV.BR. (CPF_DISPOSITIVO_NAO_VINCULADO) GOV.BR
MENSAGEM_DUPLICADA Já existe uma mensagem com esse remetente, título, conteúdo e CPF. APP GOV.BR
TÍTULO_EXCEDEU_LIMITE_CARACTERES O título da mensagem excedeu o limite de caracteres. (valor maior que 150 caracteres) APP GOV.BR
MENSAGEM_EXCEDEU_LIMITE_CARACTERES O conteúdo da mensagem excedeu o limite de caracteres. (valor maior que 512 caracteres) APP GOV.BR
FALHA_TÉCNICA_AO_REALIZAR_O_ENVIO Falha técnica ao realizar o envio. Favor tentar novamente. Todos
STATUS_TEMPLATE_INVÁLIDO O status do template não permite a realização da operação. Todos
STATUS_LOTE_INVÁLIDO O status do lote não permite a realização da operação. Todos
STATUS_AGENDAMENTO_INVÁLIDO O status do agendamento não permite a realização da operação. Todos
TEMPLATE_NÃO_LOCALIZADO Template não localizado. Todos
TEMPLATE_NÃO_LOCALIZADO_WHATSAPP Template não localizado na plataforma WhatsApp Business. WhatsApp
MUDANÇA_PARÂMETROS_TEMPLATE Os parâmetros do template foram modificados no cadastro do template. Todos
SERVIÇO_NÃO_LOCALIZADO Serviço não localizado. Todos
SERVIÇO_NÃO_HABILITADO_PARA_ENVIO_CANAL Serviço não habilitado para envio pelo canal. Todos
ÓRGÃO_NÃO_LOCALIZADO Órgão não localizado. Todos
ÓRGÃO_NÃO_HABILITADO Órgão não habilitado. Todos
ÓRGÃO_SEM_CONTRATO Contrato não encontrado para o órgão. Todos
QUOTA_DE_ENVIO_PELO_CANAL_EXCEDIDA Quota de envio pelo canal excedida. Todos
ARQUIVO_TAMANHO_MSG_CANAL_SMS_EXCEDIDA Arquivo possui mensagem que excede o limite de caracteres. SMS
ARQUIVO_NÃO_ENCONTRADO Arquivo não encontrado no sistema de arquivos. Todos
ARQUIVO_SEM_CONTATO Arquivo sem informações de contato para envio de mensagem. Todos
FALHA_TÉCNICA Falha ao processar requisição para o provedor Todos
FALHA_VALIDAÇÃO_CONTRATO Falha durante a validação do contrato. Todos
TEMPLATE_NÃO_APROVADO Template não aprovado. Todos
NÃO_ENTREGUE_NO_APARELHO Mensagem não entregue no aparelho. SMS, WhatsApp
NÃO_ENVIADO_PARA_OPERADORA Mensagem não enviada para a operadora. SMS
ENVIO_CANCELADO Envio cancelado. SMS
NÚMERO_REPETIDO Número repetido. SMS
NÚMERO_INVÁLIDO Número inválido. SMS, WhatsApp
NÚMERO_NA_BLACKLIST Número na lista de bloqueio SMS, WhatsApp

Para mais detalhes assista ao vídeo abaixo: