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Template

No template são definidas características e conteúdo da mensagem que será enviada.
O template permite que um mesmo formato de mensagem seja utilizado diversas vezes, em momentos diferentes. Permite a realização de alteração, e assim possibilita a reutilização de seu conteúdo.

No template serão informados o nome do template, o canal que será utilizado para envio daquele template (e-mail, SMS, APP GOV.BR ou WhatsApp), o assunto, o texto ou HTML (Linguagem de Marcação de HiperTexto - disponível apenas para e-mails) e respectivos parâmetros.

Para personalizar sua mensagem, você poderá incluir parâmetros específicos em seu conteúdo. O parâmetro deve ser colocado entre cerquilhas duplas (##texto##). Por exemplo, se o parâmetro do seu texto for nome, então deverá ser escrito ##nome##. As palavras 'cpf', 'email' e 'telefone', são reservadas ao sistema e não podem ser utilizadas como nome de parâmetros.
Os parâmetros do canal WhatsApp possuem uma formatação específica, detalhada na seção de WhatsApp abaixo.

O template, ao ser cadastrado, recebe um código identificador, que pode ser visualizado na mensagem de sucesso ou ser consultado na pesquisa de templates.

O template possui um status que é verificado para possibilitar o envio, o status do template será sempre 'APROVADO' quando o serviço NÃO utilizar o fluxo de autorização de templates. Para templates que utilizam o fluxo de autorização os status podem ser 'RASCUNHO', 'PENDENTE', 'EM ANÁLISE', 'APROVADO' ou 'REJEITADO'.

Para mais detalhes sobre pesquisa e cadastro de templates assista:

Canais de envio de mensagem

E-mail

O corpo do e-mail pode ser um texto ou pode receber um conteúdo no formato HTML. Assim, podem ser incluídos links e tags HTML. A mensagem está limitada a 100.000 caracteres.

O conteúdo HTML deve ser produzido pelo usuário em ferramenta específica, incluindo a utilização de modelos e definições de design. O código HTML gerado pela ferramenta utilizada deve ser então exportado pelo usuário e incluído no cadastro do template no Notifica BR. O Notifica disponibiliza a opção de visualização da mensagem de e-mail no momento do cadastro do template. Essa é uma exibição para conferência do conteúdo a ser enviado.

Para a visualização no formato HTML, é importante observar que o Notifica restringe a exibição de imagens cujas URLs não pertençam ao domínio gov.br. Assim, imagens que não estejam no domínio gov.br não serão exibidas na opção de visualização disponível no cadastro do template mas serão visualizadas na mensagem real. É aconselhado o envio individual de mensagens para verificação do conteúdo HTML com imagens cujas URLs não pertençam ao domínio gov.br.

Para o template de e-mail no formato HTML, também é possível configurar para que o serviço seja notificado quando houver visualização da mensagem pelo destinatário, conforme descrito em callback.

Para mensagens de e-mail, também é possível adicionar arquivo anexo, seguindo o relatado em anexo.

App gov.br

A utilização do canal APP GOV.BR, é restrita aos órgãos que estão habilitados ao uso dos dados gov.br. Os templates criados para esse canal utilizarão, obrigatoriamente, o fluxo de autorização de templates.

As mensagens são em formato de texto, limitadas a 459 caracteres.

SMS

As mensagens SMS são em formato de texto e não aceitam acentos ou cedilha. A mensagem está limitada a 600 caracteres. A contagem de envios é feita com base no número de caracteres da mensagem.

O envio pode ser realizado utilizando infraestrutura de envio do SERPRO ou infraestrutura de envio da SGD (Secretaria de Governo Digital), conforme listado abaixo:

  • SERPRO
Comprimento Custo
Até 160 caracteres 1 mensagem de texto
Até 304 caracteres 2 mensagens de texto
Até 456 caracteres 3 mensagens de texto
Até 600 caracteres 4 mensagens de texto
  • SGD
Comprimento Custo
Até 160 caracteres 1 mensagem de texto
Até 306 caracteres 2 mensagens de texto
Até 459 caracteres 3 mensagens de texto
Até 600 caracteres 4 mensagens de texto

WhatsApp

Os templates WhatsApp são criados na Plataforma WhatsApp Business do SERPRO, e posteriormente cadastrados no Notifica. Apenas após o cadastro no Notifica eles podem ser utilizados no envio de mensagens.

Um template de WhatsApp é composto de três partes:

  1. Cabeçalho (opcional)
  2. Corpo (obrigatório)
  3. Rodapé (opcional)

Em relação ao cabeçalho, o Notifica trata os templates de WhatsApp:

  • Sem cabeçalho;
  • Com cabeçalho textual; e
  • Com cabeçalho do tipo imagem.

Cabeçalhos do tipo documento, vídeo ou localização não são tratados pelo Notifica, e não podem ser utilizados para o envio de mensagens.

Em relação ao rodapé, o Notifica trata os templates de WhatsApp:

  • Sem rodapé
  • Com rodapé textual
  • Com rodapé com botão de ação estático

Rodapés com botões de ação dinâmicos de acessar URL ou copiar código de oferta/segurança não são tratados pelo Notifica, e não podem ser utilizados para o envio de mensagens.

Um cabeçalho do tipo textual só pode ter no máximo 60 caracteres, incluindo o valor substituído do parâmetro.
O corpo só pode ter no máximo 1024 caracteres, incluindo os valores substituídos dos parâmetros.

O Notifica BR só aceita templates WhatsApp em português (pt_BR).

Cabeçalho do tipo imagem

Um template WhatsApp pode possuir um cabeçalho do tipo imagem e, nesse caso, no momento do cadastro no Notifica do template da Plataforma WhatsApp Business deverá ser informado um nome de arquivo e um link de mídia para ser utilizado no cabeçalho da mensagem a ser recebida pelo cidadão. Todos os envios de mensagem do template utilizarão o link e nome de imagem cadastrados.

A imagem que será recuperada através da URL informada no campo link de mídia pode possuir as extensões .jpg, .jpeg ou .png, e tamanho de até 5 MB.

A hospedagem da imagem é de responsabilidade do órgão contratante do Notifica BR. Cabe ao gestor do órgão certificar que a URL do link de mídia esteja disponível para internet no momento de um envio a ser realizado utilizando o template.

A imagem da URL constará na mensagem enviada para o cidadão, e também pode ser salva na biblioteca do dispositivo, recebendo o nome informado pelo gestor no campo nome de arquivo.

Para a visualização no template WhatsApp, é importante observar que o Notifica restringe a exibição de imagens cujas URLs não pertençam ao domínio gov.br. Assim, imagens que não estejam no domínio gov.br não serão exibidas na opção de visualização disponível no cadastro do template, mas serão visualizadas na mensagem real. É aconselhado o envio individual de mensagens para verificação do conteúdo da mensagem com imagens cujas URLs não pertençam ao domínio gov.br.

Limitação de envio por baixa qualidade do template

A empresa fornecedora do WhatsApp Business limita a quantidade de mensagens iniciadas por um número remetente.

Existe também uma limitação baseada na qualidade do modelo de mensagem (template). Essa classificação do template deve ser acompanhada pelo cliente na Plataforma WhatsApp Business, bem como devem ser observadas as estratégias para aprimorar a qualificação das mensagens.

Aviso importante

Os templates podem ser desabilitados ou pausados automaticamente na Plataforma WhatsApp Business por feedback negativo dos destinatários. É importante entender e acompanhar essa classificação, pois ela impacta diretamente nos envios a serem realizados.
O Notifica BR não possui acesso à classificação de qualidade do modelo de mensagem (template), e tentará realizar os envios que forem solicitados, podendo acarretar custos para o cliente.